Notícias e Informativos

Ouro Branco leva proposta para etapa final do Parlamento Jovem

  • Fonte: Gerência de Comunicação e Eventos
  • Publicado em: 15/08/2025
  • Assunto: Parlamento Jovem

Primeira participação da Câmara Ouro Branco no programa Parlamento Jovem e os participantes mostraram a que vieram: eles conseguiram aprovar uma das propostas da cidade para a Etapa Estadual do PJ! O tema do programa no ano de 2025 é “Juventude e Direitos Culturais” e a proposta de Ouro Branco que segue para a próxima etapa foi redigida dentro do subtema “A juventude e a cultura como direito”.

 

A proposta foi aprovada na manhã do dia 14 de agosto, quando aconteceu a Plenária Regional do PJ, reunindo onze cidades do Polo Central – que é o polo de Ouro Branco - na Câmara de Belo Horizonte. Os participantes tinham a missão de votar em cinco projetos para serem levados para a Plenária Estadual e, para isso, os jovens não pouparam suas falas para defender suas propostas.

 

Além disso, na ocasião, foram eleitos os representantes de cada um dos onze municípios para participar da Etapa Estadual, que acontece entre os dias 17 e 19 de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Cada município levou a indicação de dois jovens, eleitos nas etapas municipais, e todos puderam votar e eleger quem iria para a Etapa Estadual. A representante de Ouro Branco será a Maria Eduarda.

 

A etapa Regional também foi o momento dos jovens decidirem o tema do Parlamento Jovem 2026. E eles votaram pelo tema “Juventude e Saúde Mental”. A sugestão vai para eleição final da Etapa Estadual, em Belo Horizonte.

 

PJ Minas é uma das maiores iniciativas de participação legislativa jovem do País, desenvolvida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas.

 

Saiba mais sobre o Parlamento Jovem

 

O Parlamento Jovem é um projeto de formação política para estudantes do ensino médio de Minas Gerais, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do estado. Além de aprender sobre o funcionamento dos Poderes Legislativos municipal e estadual, os alunos apresentam e debatem ideias que podem virar leis. Mas o mais importante: no programa os jovens têm a chance de mostrar que têm voz, ideias e poder de transformação!

 

A primeira etapa do projeto é a municipal, que compreende a realização, pela Câmara Municipal, da formação política e temática dos estudantes, através de oficinas sobre política, poderes e papel do cidadão e para adquirir conhecimento sobre o tema da edição, e também do diagnóstico local, com pesquisa de campo, a fim de verificar a realidade do tema da edição no município, e a redação de propostas, com treinamento sobre técnicas de redação de propostas e dinâmicas das plenárias. Nesta etapa também acontecem os Encontros Regionais, com a participação dos estudantes das cidades do pólo, e a realização da Plenária Municipal, na Câmara.

 

Logo após acontece a Etapa Regional, que compreende o estudo do documento de propostas que será debatido e votado na Plenária Regional, a preparação dos estudantes, com a discussão sobre os temas sugeridos pelos municípios do polo para a edição seguinte, e o planejamento e definição de diretrizes da Plenária Regional. Esta etapa finaliza com a realização desta Plenária, em uma das cidades do polo.

 

A última etapa é a estadual, quando acontece o estudo do Documento-Base para os Grupos de Trabalho (GTs) da Plenária Estadual. Esse documento consolida as propostas aprovadas nas Plenárias Regionais. É produzido e divulgado pela Coordenação Estadual. Também acontece o estudo de textos sobre os três temas priorizados para a edição seguinte. Esses três temas são definidos pela Coordenação Estadual, a partir de indicações dos estudantes aprovadas nas Plenárias Regionais. Na ALMG, a Coordenação Estadual realiza a Plenária Estadual do PJ Minas, evento paralelo ao Encontro de Coordenadores, para troca de experiências.